A sua opinião é importante para nós. Reclamações e sugestões ajudam-nos a crescer e a melhorar as nossas políticas, processos e sistemas. Da mesma forma, os elogios ajudam-nos a perceber quando estamos a cumprir e a superar os nossos padrões de desempenho e serviço.
SOBRE NÓS
Modelo de Governo
O Politécnico da Guarda, criado em 1980, é uma instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.
PRESIDÊNCIA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA
O Presidente do Politécnico é o órgão superior de governo e de representação externa. Conduz a política do Politécnico e preside ao Conselho de Gestão.
O seu mandato tem a duração de quatro anos, podendo ser renovado uma única vez, nos termos dos estatutos. É coadjuvado por dois Vice-presidentes, que podem ser exteriores à instituição.
Dirige e representa o Politécnico, incumbindo-lhe desenvolver o plano estratégico de médio prazo e plano de ação para o quadriénio do seu mandato. Também lhe compete definir as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico e pedagógico.
CONSELHO GERAL
É composto por trinta e três membros: representantes dos professores e investigadores, representantes dos estudantes e personalidades externas de reconhecido mérito.
Compete ao Conselho Geral eleger o Presidente do Politécnico, aprovar as alterações dos estatutos, apreciar os atos do Presidente e do Conselho de Gestão, propor iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação e as linhas gerais de orientação no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

António Carlos Martins
CONSELHO DE GESTÃO
É composto por cinco membros, cujo mandato coincide com o do Presidente que os designou. Conduz a gestão administrativa, patrimonial, financeira e dos recursos humanos; fixa as taxas e emolumentos; é-lhe aplicável a legislação em vigor para os organismos públicos dotados de autonomia administrativa.

Nélia Maria Pinheiro Martins

António José Martins Afonso
CONSELHO SUPERIOR DE COORDENAÇÃO
Tem competências próprias no âmbito científico ou técnico científico e no âmbito pedagógico, tendo ainda funções consultivas. Elaboração a proposta de estratégia formativa do Politécnico dos cursos de especialização tecnológica, licenciatura, mestrado, pós-graduações não conferentes de grau, formação ao longo da vida e de ensino à distância.
CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO
É responsável pelo estabelecimento dos mecanismos de avaliação regular do desempenho do pessoal docente e não docente.

Nélia Maria Pinheiro Martins
CONSELHO PARA A AVALIAÇÃO E QUALIDADE
Estabelece os mecanismos de autoavaliação regular do Politécnico e das suas unidades orgânicas, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas, nos termos da lei, ao sistema nacional de avaliação e acreditação.
PROVEDOR DO ESTUDANTE
É um professor, ou equiparado, eleito para o cargo pelos estudantes, por sufrágio universal direto e secreto. Aprecia as queixas e reclamações dos estudantes e, caso considere que a razão lhes assiste, profere as recomendações pertinentes aos órgãos competentes para as atender. Deve ainda fazer recomendações genéricas, tendo em vista acautelar os interesses dos estudantes, nomeadamente no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar.