A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) procedeu à acreditação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) por 6 anos – o maior período de validação de boas práticas de qualidade – cumprindo todos os requisitos.
O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) certificou o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) pelo período máximo: seis anos. Esta acreditação foi obtida após avaliação de vários critérios, destacando-se a política institucional, a abrangência e eficácia dos procedimentos e estruturas e, ainda, a participação das partes interessadas, internas e externas, nos processos de garantia da qualidade.
“Este reconhecimento é a confirmação de que estamos a cumprir a nossa missão de sermos uma instituição de referência com elevados padrões de qualidade nas ofertas formativas, nos serviços e nos projetos de desenvolvimento regional”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Através de um processo transparente, este escrutínio da A3ES é fundamental para as instituições que pretendem aumentar o seu desempenho global e a sua vantagem competitiva”.
Segundo o presidente do IPG, esta certificação reforça a notoriedade do Politécnico da Guarda junto dos parceiros e das entidades externas. “Estamos motivados para a criação de novas ofertas formativas e para o desenvolvimento de projetos em parceria com associações, instituições e empresas regionais e nacionais”.
“O IPG propôs voluntariamente o seu Sistema Interno de Garantia da Qualidade à avaliação da A3ES”, afirma Manuel Salgado, presidente do Conselho para a Avaliação da Qualidade do IPG. “Esta validação, pelo período de seis anos, prova o esforço da equipa em garantir a qualidade do Instituto, através do planeamento, da organização, da implementação e da avaliação dos processos, tendo em conta a sustentabilidade e a melhoria contínua dos seus procedimentos”.
O processo de certificação teve início em 2020 e trata-se de um procedimento dividido por fases, nomeadamente pela visita de uma Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES, pela elaboração de relatórios de autoavaliação e de follow-up com informação sobre a implementação de medidas, resultados e evolução do SIGQ.
O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG tem a função de garantir a qualidade e a melhoria contínua da instituição, no âmbito da sua área de atuação e dos eixos estratégicos, contribuindo decisivamente para o cumprimento da sua missão: o ensino e a aprendizagem, a investigação e o desenvolvimento, a colaboração interinstitucional e com a comunidade, a internacionalização, as políticas de gestão do pessoal e os serviços de apoio.