O projeto AGEment tem como missão desenvolver uma abordagem inovadora para aumentar a consciencialização dos idosos acerca do envelhecimento ativo através de conteúdos multimédia motivadores que inter-relacionam a Herança Cultural Europeia com a promoção do bem-estar em Adultos. Eles não só serão o grupo-alvo dos materiais promocionais, como estarão envolvidos no desenvolvimento dos próprios materiais.
Assim, os idosos estarão envolvidos:
» na seleção das tradições e valores culturais mais importantes;
» no desenvolvimento de mensagens de consciencialização;
» na promoção e divulgação dos resultados dos projetos na sociedade.
O projeto está também focado na “literacia do envelhecimento”, envolvendo um esforço de enriquecimento da herança cultural intimamente relacionado com as capacidades físicas e cognitivas que podem ser treinadas, promovidas ou mantidas numa estrutura social.
Embora o grupo-alvo seja o idoso, os conteúdos e mensagens serão adaptados a adultos e jovens, de forma a aumentar o nosso impacto social. Assim, soluções de TIC distintas serão propostas para se enquadrarem numa ampla gama de competências digitais (aplicações para dispositivos móveis e smart TV), aumentando a aceitação do projeto entre diferentes faixas etárias e competências digitais.