O protocolo prevê a criação de cursos profissionais em áreas de elevada procura pelo mercado de trabalho, tendo em vista o aumento da empregabilidade dos jovens do interior e a sua fixação nesses territórios. A primeira iniciativa anunciada no âmbito desta cooperação foi a dinamização do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. “Esta é uma área de especialização cada vez mais importante nos tempos que correm, uma área com procura nestes nossos territórios do Interior – e uma das áreas de especialização do Instituto Politécnico da Guarda com maior reconhecimento externo”, afirmou Joaquim Brigas durante a cerimónia.
Segundo Joaquim Brigas, o IPG irá ajudar a definir conteúdos e atividades letivas, irá proporcionar experiências de informação e orientação, bem como participar em estudos de avaliação e impacto. “Vamos, sobretudo, apoiar os alunos para que possam prosseguir os estudos, designadamente ao nível da integração em CTeSP’s, em licenciaturas e pós-graduações”, afirmou.
“Dar condições e incentivar os jovens a prosseguirem os seus estudos é a única forma de estes conseguirem progredir, aumentarem os seus rendimentos, realizarem os seus sonhos e entrarem no elevador social!” Esta iniciativa é da responsabilidade da Iniciativa Educação, através do Programa Ser Pro, e da Escola Profissional de Sernancelhe que, segundo o presidente do IPG, “têm feito um excelente trabalho para promover o sucesso escolar e a inclusão dos jovens em risco, em particular na fase de transição entre os ciclos de ensino básico e de ensino secundário”.
As 11 entidades que assinaram este acordo de cooperação foram: o Instituto Politécnico da Guarda, a Escola Profissional de Sernancelhe, a Iniciativa Educação – de Teresa e Alexandre Soares dos Santos –, a Câmara Municipal de Sernancelhe, a Junta da União de Freguesias Ferreirim e Macieira, o Centro Hospitalar Tondela – Viseu, a Casa de Saúde São Mateus Hospital, o Hospital CUF Viseu, as Aldeias Humanitar, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e a Cruz Vermelha Portuguesa.