“É para o IPG uma grande alegria, e uma honra, poder receber-vos na Guarda e em Seia para, neste ano letivo 2021-2022, iniciardes a vossa formação no ensino superior.
Este ano, o Instituto Politécnico da Guarda faz parte das instituições de ensino superior que aumentaram o número de alunos face à primeira fase de acesso 2020, na qual o IPG já tinha sido a instituição de ensino superior que mais cresceu percentualmente em Portugal.
É, pois, para todos os docentes, não docentes e investigadores do IPG, um motivo de grande orgulho, e de grande responsabilidade académica, ter merecido a vossa opção, a vossa confiança e a confiança das vossas famílias.
A Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde vão ser, nos próximos anos, a vossa casa académica.
Ou seja, vão ser os locais onde, vós e os estudantes que entraram nos anos anteriores, vão adquirir competências para, no final dos vossos cursos, serem bons profissionais ou bons académicos.
A principal missão do IPG é capacitar recursos humanos para dar resposta às necessidades das empresas e das organizações da região da Guarda, de Portugal e dos outros países de onde nos chegam os nossos estudantes, contribuindo para o seu aumento de eficiência e para a sua competitividade no mercado global.
Ao todo oferecemos 22 licenciaturas, 11 mestrados, 20 cursos técnicos superiores profissionais e quatro pós-graduações. Oferecemos ainda duas pós-licenciaturas de especialização: uma em Enfermagem Médico-Cirúrgica e outra em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.
A missão das nossas quatro escolas é colocar o conhecimento ao serviço das organizações, públicas e privadas. Queremos estar ao lado das empresas e da administração pública, preparando-lhes os quadros, investigando para eles e fornecendo-lhes serviços.
Sejam, pois, muito bem-vindos!
Nos próximos dias, toda a comunidade académica do IPG vai ter como prioridade acolher-vos e tudo fazer para vos garantir as melhores condições de inscrição. O nosso objetivo é que as colocações se concretizem em matrículas e que, das matrículas, resultem alunos graduados e com emprego garantido!
Bom ano letivo para todos!”
Joaquim Brigas
Presidente do Instituto Politécnico da Guarda