O Instituto Politécnico da Guarda – IPG promoveu, no dia 9 de junho, um encontro com 18 investigadores de seis instituições de ensino superior e de investigação internacionais para fazer o balanço do projeto EducAGE, o qual prevê a capacitação de cuidadores da pessoa idosa para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. O objetivo central foi discutir os resultados do estudo exploratório realizado nos cinco países parceiros do projeto sobre as necessidades de formação e nível de literacia digital dos cuidadores, para introduzir os ajustes necessários no desenvolvimento das ferramentas de formação que contribuam para melhorar a intervenção diária no cuidado da pessoa idosa.
Esteve no Politécnico da Guarda uma equipa multidisciplinar – constituída por investigadores e profissionais da área do envelhecimento saudável e tecnologia – que partilhou a informação recolhida junto dos cuidadores da pessoa idosa participantes no projeto, com o objetivo de averiguar as suas necessidades e grau de sensibilização para a implementação de intervenções que retardem a perda de funcionalidade e autonomia do idoso, através de medidas tais como o exercício físico ou a estimulação cognitiva.
“Um ponto assente na reunião foi afirmar a importância do auto-cuidado dos cuidadores, ou seja, certificarmo-nos de que o EducAGE também os informa sobre como reduzir o seu stress e os ajuda na gestão do tempo e de recursos nas suas funções”, afirma Carolina Vila-Chã, docente do IPG e coordenadora do projeto. “Quando reunimos e debatemos, apercebemo-nos que havia urgência em simplificar as ferramentas tecnológicas criadas no âmbito do projeto, como a aplicação móvel criada com conteúdos curtos com dicas e sugestões, devido à baixa literacia tecnológica de muitos dos cuidadores”.
Financiado pelo programa Erasmus+, o projeto EducAge é destinado aos cuidadores de idosos e prevê uma formação interativa de 32,5 horas, ministrada em modelo híbrido, que será completada por outras ferramentas promotoras da aprendizagem informal dos diferentes temas. Os conteúdos – disponibilizados através de ferramentas digitais – incidem sobre atividades que estimulam as capacidades cognitivas e físicas dos idosos, o cuidado integrado e a prevenção das síndromes geriátricas,bem como sobre o auto-cuidado do cuidador.
O EducAge reúne investigadores do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (Portugal), o Centro de Cirurgia Minimamente Invasivo Jesus Uson (Espanha), a Faculdade de Medicina da Universidade Semmelweis Egyetem (Hungria) e as Faculdades de Medicina da Univerzita Karlova e de Informática e Gestão da Univerzita Hradec Králové (República Checa).