A sua opinião é importante para nós. Reclamações e sugestões ajudam-nos a crescer e a melhorar as nossas políticas, processos e sistemas. Da mesma forma, os elogios ajudam-nos a perceber quando estamos a cumprir e a superar os nossos padrões de desempenho e serviço.

- Este evento já decorreu.
Nós e os Outros – Desafios da Interculturalidade
Fevereiro 28 @ 9:30 - 17:00

Nós e Outros – Desafios da Interculturalidade
Envolver a comunidade académica do IPG numa reflexão participativa sobre os desafios da comunicação intercultural e inclusiva, com vista a gerar melhores contextos de integração da diversidade étnico-cultural. É este o principal objetivo do evento “Nós e os Outros – Desafios da Interculturalidade”, que se realiza no próximo dia 28 de fevereiro, entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório dos Serviços Centrais. Será uma jornada de intensa interação sobre o modo como estamos presentes para o mundo e os outros.
Pretende-se refletir e agir em conjunto, através de formas lúdico-pedagógicas protagonizadas pelos alunos organizadores (3º CRP), sobre os caminhos cruzados da competência intercultural. Uma combinação de atitudes, conhecimentos, compreensão e capacidades aplicados através da ação, que permitem a cada um/a, individualmente ou em conjunto com outros/as: Compreender e respeitar as pessoas que são vistas como tendo afiliações culturais diferentes; Responder de maneira adequada, eficaz e respeitosa ao interagir e comunicar; Estabelecer, com elas, relações positivas e construtivas; Compreender-se a si próprio e às suas filiações culturais múltiplas, através de encontro(s) com a “diferença” cultural.
O evento resulta de um trabalho/proposta dos alunos do terceiro ano de Comunicação e Relações Públicas (ESECD), no âmbito da UC Relações Públicas e Interculturalidade – assumindo-se como voluntários da interculturalidade no Politécnico (VIP) – e está integrado na programação do projeto “Desejar, Comunicar, Agir”, destinado a promover a saúde mental na comunidade académica.
Enquanto futuros profissionais de relações públicas, estes alunos querem ajudar a que as diferenças do multiculturalismo, cada vez mais comum cá dentro e na comunidade, sejam oportunidades de plena integração.
Ninguém vai querer perder a oportunidade de fazer parte deste desafio de promover os direitos humanos e o respeito pela diferença e pela diversidade nesta nossa “casa comum”. Que é o mundo, que é o IPG.
A interculturalidade é um assunto de todos, sejam quais forem as suas origens, crenças, cor da pele, sonhos e aspirações.
Contamos com todos!