A sua opinião é importante para nós. Reclamações e sugestões ajudam-nos a crescer e a melhorar as nossas políticas, processos e sistemas. Da mesma forma, os elogios ajudam-nos a perceber quando estamos a cumprir e a superar os nossos padrões de desempenho e serviço.
ENSINO
Mobilidade
A participação do Politécnico da Guarda em programas e atividades de internacionalização permite a estudantes beneficiar de períodos de mobilidade num dos nossos parceiros.
No mesmo contexto, também o Politécnico da Guarda se assume como instituição de acolhimento de estudantes e docentes europeus e não europeus, em projetos de estudo ou de investigação.
Para esclarecimento de qualquer dúvida relativamente a este tipo de mobilidade pode dirigir-se ao Gabinete de Mobilidade e Cooperação.

Programas de Mobilidade NACIONAL & Internacional
Erasmus+
O Erasmus+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027. Visa o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, o reforço da identidade europeia, o crescimento sustentável, a coesão social e a empregabilidade das pessoas.
Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.
O Programa Erasmus compreende:
- Mobilidade de estudantes para fins de estudo: de dois a 12 meses* de mobilidade física numa instituição parceira.
- Mobilidade de estudantes para fins de estágio: de dois a 12 meses* de mobilidade física por ciclo de estudos.
- Estágios para recém-diplomados: Devem ser realizados no prazo de um ano após a contar da obtenção do respetivo diploma.
- Mobilidade intensiva mista BIP´s: Qualquer período de estudo ou estágio no estrangeiro, de qualquer duração, incluindo mobilidade de doutorandos, poderá ser realizado sob a forma de mobilidade mista. A mobilidade mista é uma combinação de mobilidade física com uma componente virtual, que promove os intercâmbios de aprendizagem e o trabalho de equipa colaborativo online.
Por exemplo, a componente virtual pode reunir online aprendentes de diferentes países e áreas de estudo para acompanharem cursos ou trabalharem de forma coletiva e simultânea em atividades que são reconhecidas como parte dos seus estudos.
Qualquer estudante pode realizar uma atividade de mobilidade mista participando num programa intensivo misto de acordo com critérios de elegibilidade específicos aplicáveis a programa intensivos mistos, descritos no Guia do Programa Erasmus+.
A mobilidade deve ser realizada numa Instituição de Ensino Superior (IES) detentora de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE), com a qual o IPG tenha assinado um Acordo Interinstitucional.
* período total elegível para mobilidade Erasmus+ dos estudantes.
Documentos
- Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE)
- Informações
- Learning Agreement for Studies Erasmus+
- Learning Agreement for Traineeships
- Lista de Acordos Interinstitucionais Erasmus + com países do programa
- Lista de Acordos Interinstitucionais Erasmus+ com Países Terceiros (IIA´ E+)
- Programa Erasmus 2023
RESULTADOS
- Lista de Seriação de Candidatos STT 2022/2023 – Mobilidade para formação de pessoal não docente
Publicada em: 24/03/2023
- Lista de Seriação de Candidatos STA 2022/2023 – Mobilidade para Missão de Ensino STA
Publicada em: 24/03/2023
Programa de Mobilidade Internacional
O Gabinete de Mobilidade e Cooperação promove as atividades de internacionalização, acompanhando as necessidades de estudantes, docentes e pessoal não docente no seu relacionamento internacional.
Os estudantes que pretendem realizar um período de estudos em mobilidade internacional com pleno reconhecimento académico devem preparar o seu Acordo de Estudos, juntamente com o Coordenador Académico para a Mobilidade da sua área de estudos e solicitar a sua aprovação na instituição de acolhimento, através do GMC.
No final do período de mobilidade, o estudante traz consigo o certificado de frequência e aproveitamento dos estudos realizados (Transcript of Records).
O estatuto de “estudante em mobilidade” permite que o estudante esteja isento do pagamento de propinas e outros pagamentos similares na instituição de acolhimento.
Dado que se mantém como estudante na instituição de origem deve manter regularizada a sua situação enquanto estudante do IPG procedendo à inscrição/matrícula e respetivo pagamento das propinas no seu estabelecimento de ensino durante o período de estudos no estrangeiro.
Documentos
Mobilidade AULP
O Programa Mobilidade AULP é o programa de mobilidade académica que pretende abranger o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).
revê que a mobilidade académica, o prosseguimento de estudos e a internacionalização do ensino superior, promova o prestígio das instituições participantes, quer no âmbito da Lusofonia, quer a nível global.
As instituições com estatuto de membro da AULP comprometeram-se com este projeto e visam desenvolver o Programa, mediando a relação estudante-instituição e facilitando a cooperação interuniversitária.
Documentos
Programa Vasco da Gama
O Programa Vasco da Gama é um programa de mobilidade interna entre escolas do ensino superior politécnico lançado pelo CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos).
Criado em 2000, o Programa Vasco da Gama tem contornos semelhantes ao programa Erasmus, e têm como objeto a promoção da mobilidade de estudantes entre os membros do CCISP.
Este tipo de mobilidade pode ser de estudos, estágios, trabalhos de fim de curso ou projetos finais, desde que as referidas atividades integrem o plano curricular do curso na escola de origem.
Destina-se a estudantes nacionais, ou oficialmente reconhecidos por Portugal como refugiados, apátridas ou residentes permanentes, que estejam regularmente inscritos num curso do Politécnico da Guarda.
As candidaturas devem ser apresentadas no Gabinete de Mobilidade e Cooperação até ao dia 30 de maio, para realização da mobilidade no ano letivo seguinte, através de formulários próprios, devendo ser assinados pelos estudantes e pelo respetivo coordenador académico para a mobilidade.
Documentos
Programa Erasmus Centro
O consórcio ERASMUSCENTRO proporciona estágios profissionais em países europeus aos alunos dos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar que em conjunto, representam cerca de 46 000 estudantes.
Toda a informação sobre este programa em http://erasmuscentro.pt/
Podemos ajudar
Contacta o Gabinete de Mobilidade e Cooperação do Politécnico da Guarda
O atendimento é feito por marcação prévia, através de:
E-mail: gmc@ipg.pt
Telefone: 271 220 105

Gina Pinto de Brito
Mobilidade no Pólo de Seia, Escola Superior de Turismo e Hotelaria