Conhecimento
elevado
ao mercado
A abordagem do conhecimento, ensino e investigação do Politécnico da Guarda torna-o especialmente vocacionado para a aplicação e desenvolvimento de projetos de âmbito empresarial, nasçam eles interna ou externamente.
Os nossos objetivos são a promoção da inovação, o estabelecimento de parcerias com o tecido empresarial, o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, a transferência do conhecimento aplicado para o mercado e finalmente a criação de novas empresas.
Para atingir estes objetivos instituímos metodologias e estruturas de diferentes vocações e escalas dedicadas a dar resposta aos mais diversos desafios do mundo dos negócios. O Politécnico da Guarda tem assim uma oferta que vai desde o Laboratório de Ideias de Negócio, onde se avaliam vocações, competências e viabilidades, aos laboratórios técnicos e científicos para desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços.
Em paralelo, foi desenvolvida uma oferta de formação designada BOXES, em que são prestados cursos, workshops ou seminários, feitos por medida para as empresas.
Formação Empresarial
O Politécnico da Guarda, seguindo a tendência de ensino internacional dos MOCC, oferece conjunto de unidades de formação em áreas que considera poderem ajudar os agentes económicos a desenvolverem as suas competências e potenciarem a sua ação nas empresas em que estão inseridos.
Um MOOC é um curso aberto, de acesso livre e gratuito lecionado através da Web, que normalmente não exige requisitos académicos de acesso, mas também não oferece certificados de participação, nascendo do conceito de Recursos Educacionais Abertos. É um modelo direcionado para a sociedade num todo, procurando facilitar a partilha de conhecimento e melhorar de forma orgânica a qualidade dos quadros das empresas.
O Politécnico da Guarda assume assim também o seu papel de entidade potenciadora do conhecimento, numa ligação direta à comunidade empresarial.
BOXES
Formação que encaixa na sua empresa.
As BOXES de formação são os cursos, workshops ou seminários temáticos que as empresas ou outras instituições da região solicitam ao IPG para desenvolver e lecionar de acordo com as suas necessidades de formação, tendo em conta o seu setor de atividade, e competências dos seus recursos humanos. Estas formações poderão ser lecionadas em parceria com outras entidades colaboradoras do Politécnico da Guarda, mas a responsabilidade e certificação será do Instituto.
Poliempreende
Ganhar o empreendedorismo.
O Poliempreende é um concurso de ideias de negócio. No entanto, o objetivo fundamental é a promoção do espírito empreendedor e o desenvolvimento de novos negócios. Os participantes entram em contacto com os desafios do empreendedorismo nas suas diversas etapas: criatividade e inovação, desenvolvimento da ideia e planificação da ação, criação do negócio e/ou registo de patente, com uma análise e decisão sobre os diversos tipos de apoio em cada fase do projeto. Com o Poliempreende, no fim ganham sempre os novos empreendedores, ganha o empreendedorismo e ganham a região e o país.
Policasulos
Onde as ideias ganham asas.
Como a borboleta que nasce da humilde lagarta, uma boa ideia de negócio precisa de se desenvolver num ambiente protegido, nutritivo, em que possa atingir todo o seu potencial, em vez de ser esmagada à nascença pelo peso das necessidades imediatas e futuras.
O Politécnico da Guarda criou assim os seus Policasulos, espaços de aceleração de projetos com vocação empresarial onde o desafio é conquistar os alunos, “agarrar” as sua ideias e ajudá-los a montarem os planos de negócios que possam dar origem a empresas.
Uma empresa emergente no Politécnico da Guarda tem assim um acesso direto ao apoio logístico e de consultoria para vir a ganhar asas.